NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Gestão Financeira na Agricultura Familiar — Como Funciona?

Você sabe como implementar a gestão financeira na agricultura familiar? Esse recurso é de extrema importância para aumentar seus lucros, confira!

19/09/19

De todo o contingente de agricultores brasileiros, por volta de 80% representam a categoria de produtores familiares. Sendo assim, entender como funciona a gestão financeira na agricultura familiar é extremamente importante para o mercado agrícola nacional.

Existem muitas peculiaridades no gerenciamento deste tipo de produção. Por essa razão, é necessário conhecer bem os detalhes a fim de saber lidar com os desafios diários da lavoura!

Finanças na agricultura familiar 

O ponto principal quando tratamos de finanças nas produções familiares é que, ao contrário do que acontece em lavouras maiores, com foco em plantações de larga escala, o que se ganha com os produtos é também a principal fonte de renda da família.

Isso faz com que, na maioria das vezes, a gestão financeira na agricultura familiar não exista de maneira efetiva, pois a renda que seria destinada à lavoura (pessoa jurídica) se mistura facilmente àquela da família (pessoa física). 

Dessa maneira, é muito difícil analisar friamente a situação do agronegócio — e isso pode causar alguns problemas como uma alocação equivocada de recursos e falta de dinheiro para compra de equipamentos e produtos necessários para o bom andamento das plantações, como os defensivos agrícolas.

Em longo prazo, esse cenário poderia gerar um pequeno colapso nas produções familiares, o que afetaria, em parte, o PIB Nacional. Ou seja: uma boa gestão financeira neste tipo de lavoura é mais do que uma questão relacionada aos próprios negócios, mas sim à economia agrária como um todo.

A gestão financeira na agricultura familiar

Por ter a agricultura como fonte de renda, o produtor familiar precisa organizar seu orçamento com base nos ganhos da lavoura. Sem uma gestão financeira adequada isso pode ser complicado.

Afinal, como não há um fluxo de caixa claro que aponte entradas, saídas e o dinheiro que, de fato, vem da produção, também não há uma maneira de fazer previsões claras de custos, despesas e lucros. 

O perigo dessa situação é grande, pois alguns deslizes maiores podem até mesmo afetar diretamente o sustento da família.

Na maioria das vezes não há dinheiro para realizar uma boa gestão financeira na agricultura familiar, pois esse auxílio profissional seria caro. Por isso, atualmente a melhor opção é apostar nas tecnologias destinadas a este fim, como as ferramentas para gerir fazendas.

De maneira intuitiva, elas podem explicar detalhes sobre a plantação, oferecer análises precisas e fazer todos os cálculos de fluxos de caixa, rendimentos e necessidades orçamentárias. Isso evita que sejam misturadas as finanças pessoais e empresariais e permite que, em médio prazo, haja mais controle do capital do agronegócio.

Quer saber mais detalhes sobre gestão e agricultura familiar? Confira as notícias da Scherer!

AUTOR DA NOTÍCIA

Lucas Carvalho De Vivo

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora