NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Qual a Diferença entre Agrotóxico e Defensivo Agrícola

Você sabe definir a diferença entre agrotóxico e defensivo agrícola? Para ter mais clareza na hora de usar os termos confira este artigo da Scherer!

24/10/19

Já se perguntou qual a diferença entre agrotóxico e defensivo agrícola? Ambos os termos são muito utilizados na mídia e podem gerar confusões. Para que você saiba a relação entre essas duas palavras a Scherer preparou um artigo para você, confira!

Por que existe diferença entre agrotóxico e defensivo agrícola?

Essencialmente, a diferença entre agrotóxico e defensivo agrícola é pequena, pois são formas de expressão diferentes, mas com o mesmo sentido. As duas palavras servem para se referir a produtos agroquímicos que podem ser utilizados na plantação para controle de insetos pragas, doenças e  plantas daninhas que interferem  na produção e qualidade dos produtos. 

Nomenclatura

A diferença de nomenclatura é também um dilema nacional. No resto do mundo, os agrotóxicos são conhecidos como “pesticides” (pesticidas em português). No Brasil, o termo foi criado em 1977 e divulgado no livro "Pragas, agrotóxicos e a crise ambiente: Problemas e soluções" do pesquisador e agrônomo Adilson Paschoal. 

A denominação “agrotóxico” também é o nome oficial utilizado pela legislação do país para se referir a estes químicos segundo a Lei dos Agrotóxicos, do ano de 1989. Segundo players do setor agrícola, o nome pode soar negativo, por isso o uso do termo “defensivo agrícola” se torna cada vez mais comum. 

Isso porque, de forma geral, os defensivos e os agrotóxicos garantem a saúde das plantas e evitam a perda da lavoura quando utilizados de forma correta. Com isso, contribuem com a crescente preocupação do setor em alimentar cada vez mais pessoas a preços acessíveis. 

Consumo no Brasil

O Brasil, sendo um dos maiores produtores agrícolas do mundo, é também um dos maiores consumidores de agrotóxicos em quantidade total. Porém, os principais dados deste mercado, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, mostram que o país cai para sétimo lugar quando é considerado o uso deste químico por área cultivada. Neste quesito, fica atrás de países como Japão, Coreia do Sul e Alemanha. 

Atualmente, o uso de defensivos é uma das principais formas de garantir que a produção de alimentos será feita em escala durante o ano todo. Mas como qualquer técnica, para utilizá-la é preciso moderação e conhecimento.

Para criar uma estratégia de controle da lavoura é necessário introduzir práticas sustentáveis que contribuem para a diminuição de agrotóxicos. Uma das principais técnicas é o Manejo Integrado de Pragas — MIP — que promove um controle de agentes nocivos de forma mais natural e completa. 

Quer conhecer mais sobre práticas de agricultura para aplicar em sua produção? Continue acompanhando as notícias da Scherer!
 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora