NOTÍCIAS Sobre Agricultura

3 Dicas Para uma Gestão Sustentável na Agricultura

Você sabia que é possível implementar práticas de gestão sustentável na agricultura em sua fazenda? Confira com este artigo da Scherer!

03/09/19

A agricultura é uma das áreas mais importantes do Brasil. É responsável por fazer o país passar de um mero importador de alimentos, para um exportador de larga escala para o mundo todo. Mas, com a expansão, também vem a preocupação com o futuro do planeta e com a gestão sustentável na agricultura. 

Afinal,  a qualidade de safras depende de um solo rico e condições climáticas favoráveis. Para você adotar práticas cada vez mais sustentáveis na sua lavoura, a Scherer separou alguma dicas que podem te ajudar. Confira!
 
 O que significa gestão sustentável na agricultura?

A gestão sustentável aplicada na agricultura pode ser definida como práticas do agronegócio que respeitam o meio ambiente e, ao mesmo tempo, são viáveis economicamente. 

Além disso, precisa garantir que as futuras gerações estejam asseguradas na disponibilidade de alimentos e tenham riqueza ecológica para continuar com o plantio de produções futuras. 

Esta prática também pode proporcionar mais economia, pois a plantação depende da biodiversidade e da riqueza das áreas cultiváveis e, então, sofrerá menos com o ataque de pragas. Isso, consequentemente, tem um impacto no uso de pesticidas e agrotóxicos, que tende a diminuir com esta prática.

Como implementar práticas de sustentabilidade?

O modelo de gestão sustentável na agricultura vem sendo incentivado aos poucos no Brasil com grandes empresas agrícolas que adotam medidas de preservação. Também temos a atuação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que desenvolve novas técnicas e disseminam informações valiosas sobre plantio e cuidado com a lavoura para pequenos agricultores.

Veja como você pode começar a implementar essa prática na gestão de fazendas, como produtor agrícola familiar.

1. Plantio direto e Rotação de cultura

Esta prática consiste em preparar o solo para plantar da maneira mais natural possível. Ao invés de arar, cubra a terra com folhas e deixe se decompor no local que está preparando para plantio. 

O solo ficará mais enriquecido e você evitará práticas comuns como a queima do solo para realizar a “limpeza” ou o uso de outros insumos. Também é importante que você dê tempo para a terra se recuperar e voltar a ser nutritiva. 

Isso pode ser alcançado com a rotação de cultura, em que diferentes espécies são plantadas no mesmo espaço de terra em ciclos diferentes. Desta forma, as necessidades de nutrientes são diferentes a cada período, evitando que o solo fique desgastado. 

2. Realizar Manejo integrado de pragas (MIP)

É uma técnica de controle de pragas que utiliza formas naturais que são alternativas ao uso do agrotóxico. 

Uma das principais técnicas do MIP é o biocontrole, que consiste em atrair para a plantação algum inimigo natural do inseto que você quer se livrar. Eles podem também ser bactérias, vírus, protozoários e outros agentes patogênicos.

Você também pode optar por sementes mais resistentes ao ataque de pragas, que repelem ou foram desenvolvidas para serem muito resistentes à ataques. É importante ressaltar que antes de implementar em sua lavoura, é necessário um estudo para entender como os agentes irão interagir entre si e o benefício para a sua plantação.

3. Utilizar irrigação por gotejamento

É uma técnica que entrega a quantidade de água certa de forma balanceada para o desenvolvimento da planta. O gotejamento uniforme direto na raiz, evita desperdício de água, gera economia de energia e maior retorno de investimento nas lavouras. 

Se quiser saber mais dicas sobre agricultura familiar e gestão sustentável na agricultura continue acompanhando as notícias da Scherer!
 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora