NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Defensivos Naturais Agrícolas São Opções Mais Sustentáveis na Agricultura?

Afinal, os defensivos naturais agrícolas realmente são alternativas mais sustentáveis? Descubra tudo sobre estes produtos neste artigo da Scherer!

12/09/19

Os defensivos naturais agrícolas fomentam discussões importantes no setor atualmente. O uso desses produtos já é comum no país e, em muitos casos, eles já substituem os agrotóxicos.

Entretanto, há alguns questionamentos sobre a real eficácia de tais compostos, não só para o trabalho defensivo a que se propõem, mas também em termos de sustentabilidade. Afinal, os produtos naturais realmente agridem menos o meio ambiente e permitem um maior cuidado com a utilização de recursos?

O que são os defensivos naturais agrícolas?

Na tentativa de oferecer mais segurança alimentar à produção e reduzir os riscos de perda na lavoura, os defensivos naturais agrícolas são uma alternativa aos agrotóxicos — que são produzidos muitas vezes com produtos químicos pesados que nem sempre são indicados para posterior consumo ou até mesmo para a saúde da plantação.

Já o tipo de defensivo natural surge como alternativa mais saudável, englobando muitas possibilidades de utilização e proteção da lavoura. Eles são divididos em alguns tipos:

Controle biológico de pragas

Entram nessa categoria os produtos que envolvem a utilização de microbiológicos, como as bactérias e os fungos, e de macrobiológicos, como predadores ou parasitóides. 

É o caso, por exemplo, da vespa chamada de trichogramma — conhecida por sua eficiência contra a helicoverpa armigera — cujos ovos, quando colocados dentro dos ovos de algumas pragas, permitem que o inseto se alimente do conteúdo e impeça o nascimento das lagartas.

Bioquímicos e semioquímicos

Quando não estamos falando de controle biológico, o restante dos defensivos naturais agrícolas são sintetizados em organismos e entram em uma dessas duas categorias. 

Em resumo, os semioquímicos são baseados em feromônios —  substâncias que ajudam os seres vivos a se comunicarem — e bioquímicos — aqueles produzidos por meio de extratos vegetais, como o de nim. Já existem, também, alguns produtos feitos com base em fontes minerais.

Os defensivos naturais são mais sustentáveis?

Apostar em defensivos naturais agrícolas é, sim, uma opção mais sustentável em diversos pontos. Desde a questão principal, com o meio ambiente, até um desenvolvimento mais sustentável da sociedade como um todo. Ainda mais no Brasil, que é um dos principais consumidores de agrotóxicos do mundo.

Além de oferecer mais segurança à cultura e ao consumidor, os produtos naturais ainda são uma alternativa mais acessível para a agricultura familiar, que pode apostar até mesmo em receitas caseiras para proteger suas plantações. 

Também é uma boa escolha para os produtores que focam em uma cultura orgânica, pois podem defender sua lavoura sem utilização de produtos químicos mais pesados, que vão contra a filosofia e processos característicos da produção.

Gostou de conhecer mais a respeito dos defensivos naturais agrícolas? Confira mais notícias como essa no site da Scherer!

AUTOR DA NOTÍCIA

Lucas Carvalho De Vivo

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora