NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Agricultura Familiar e Sustentabilidade — Como Pequenas Ações Contribuem Com a Responsabilidade Ambiental

Quer descobrir como a agricultura familiar e a sustentabilidade podem gerar um sistema de produção melhor para as próximas gerações? Confira neste artigo da Scherer!

10/09/19

Agricultura familiar e sustentabilidade são conceitos que andam juntos e têm grande relação entre si. Esse sistema de produção, responsável por cerca de 70% dos alimentos presentes hoje na mesa do povo brasileiro, tem grande preocupação com os princípios sustentáveis.

A ideia de reduzir os impactos ambientais com atitudes determinadas, mantendo o controle da produção e a segurança alimentar, é um dos pilares que rege a agricultura familiar. Saiba mais sobre esse modo sustentável de produção neste artigo!

Relações entre agricultura familiar e sustentabilidade

Há, na agricultura familiar, uma preocupação que envolve a conexão entre produtor e meio ambiente. 

Esse modo de pensar gera, consequentemente, uma preocupação maior com os impactos causados pelas plantações, como o aumento do aquecimento global. O ideal é permitir que o homem possa, sim, tirar os recursos naturais para consumo e sustento da terra, sem esgotá-los.

Dessa maneira, é garantido que a produção poderá seguir na família com total integridade, por muitos e muitos anos e gerações.

Para que a agricultura familiar e sustentabilidade possam funcionar juntos, há algumas pequenas atitudes que os produtores tomam, visando uma relação mais harmoniosa entre homem e natureza, que levam benefícios até mesmo para o consumidor final.

Práticas sustentáveis da agricultura familiar

Os agroquímicos, como inseticidas, pesticidas e fungicidas, por exemplo, são utilizados em menor escala por parte dos produtores familiares. Isso porque, além de afetarem a saúde do consumidor final e reduzirem a segurança alimentar da produção como um todo, ainda podem ser agressivos ao meio ambiente.

Com isso, de modo geral, se busca uma melhor qualidade de vida para os próprios produtores, que terão uma plantação mais sadia e lucrativa por anos, e também para os consumidores dos seus produtos, que poderão aproveitar os benefícios de alimentos naturais menos contaminados por químicos pesados.

Além disso, a produção — ao contrário da feita em larga escala — é mais variada no caso da agricultura familiar, o que ajuda a ter uma maior diversidade e crescimento de produtos com qualidade, em volumes menos massivos e com mais cuidado para cada plantação.

O  uso de maquinário e equipamentos para plantio também é mais preciso e direcionado, utilizando somente máquinas de boa qualidade e com alta eficiência. Elas são específicas para certos tipos de produção, como o leite, a mandioca e o feijão — nas quais os agricultores familiares já são líderes e detém 80% do total produzido no país.

Estímulos econômicos

A relação entre agricultura familiar e sustentabilidade já traz frutos. Hoje, a importância de um cultivo mais sustentável é levada em conta na hora da distribuição econômica voltada ao setor.

Muitos produtores de menor escala recebem incentivos financeiros para adotarem práticas que não agridam o meio ambiente e levem produtos de melhor qualidade à mesa dos brasileiros. O valor total já passa dos 30 bilhões de reais em crédito por meio do Pronaf (Programa nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Para mais informações sobre agricultura familiar e sustentabilidade, acompanhe as notícias da Scherer!

AUTOR DA NOTÍCIA

Lucas Carvalho De Vivo

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora