NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Vazio sanitário da soja 2019

O vazio sanitário da soja já começou, confira seu estado.

02/07/19

VAZIO SANITÁRIO DA SOJA 2019

O vazio sanitário da soja já começou no Paraná no dia 10 de junho desse ano.Foi seguido no dia 15 pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a proliferação da ferrugem asiática no país nas entressafras. Ano passado foram registrados 390 casos de ferrugem asiática apenas no Rio Grande do Sul (no estado não há vazio sanitário). O vazio sanitário acontece antes da safra 2019/2020.

O que é o vazio sanitário

O vazio sanitário é um período de no mínimo 60 dias em que não se pode plantar ou manter plantas de soja vivas no campo. Seu objetivo é diminuir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e assim atrasar o surgimento da doença na planta.

A doença

O fungo da ferrugem asiática é biotrófico, ele utiliza um hospedeiro vivo para se reproduzir, por isso é necessário eliminar a planta para destruir o ciclo do fungo. Se um campo estiver infestado com a doença, ela pode aumentar os custos com fungicidas e até mesmo ter o risco de perder em produtividade da soja.

Penalidades para quem não cumprir

Quem plantar ou manter campos de soja durante esse período estará sujeito a multas e será forçado a remover as plantas do campo. Os estados também tem sanções aos que não seguirem.

Link do calendário, confira seu estado e micro região.
https://www.4shared.com/office/UuudqgbTgm/VAZIO_SANITRIO_ESTADOS.html

AUTOR DA NOTÍCIA

Scherer

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora