NOTÍCIAS

Vazio sanitário da soja 2019

O vazio sanitário da soja já começou, confira seu estado.

02/07/19

VAZIO SANITÁRIO DA SOJA 2019

O vazio sanitário da soja já começou no Paraná no dia 10 de junho desse ano.Foi seguido no dia 15 pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a proliferação da ferrugem asiática no país nas entressafras. Ano passado foram registrados 390 casos de ferrugem asiática apenas no Rio Grande do Sul (no estado não há vazio sanitário). O vazio sanitário acontece antes da safra 2019/2020.

O que é o vazio sanitário

O vazio sanitário é um período de no mínimo 60 dias em que não se pode plantar ou manter plantas de soja vivas no campo. Seu objetivo é diminuir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e assim atrasar o surgimento da doença na planta.

A doença

O fungo da ferrugem asiática é biotrófico, ele utiliza um hospedeiro vivo para se reproduzir, por isso é necessário eliminar a planta para destruir o ciclo do fungo. Se um campo estiver infestado com a doença, ela pode aumentar os custos com fungicidas e até mesmo ter o risco de perder em produtividade da soja.

Penalidades para quem não cumprir

Quem plantar ou manter campos de soja durante esse período estará sujeito a multas e será forçado a remover as plantas do campo. Os estados também tem sanções aos que não seguirem.

Link do calendário, confira seu estado e micro região.
https://www.4shared.com/office/UuudqgbTgm/VAZIO_SANITRIO_ESTADOS.html

AUTOR DA NOTÍCIA

Scherer

ARTIGOS RELACIONADOS

9 Motivos para antecipar a compra dos seus discos de Soja

03/07/19

Se antecipar é a melhor saída, saiba o porque!

Qual a Importância do Agronegócio Para a Economia Brasileira?

03/01/19

Você sabia que o agronegócio brasileiro é responsável por grande parte da composição do Produto Interno Bruto (PIB)? Os valores chegam a cerca de 21% de participação, segundo dados da Embrapa. Quer entender mais sobre qual a importância do agronegócio par

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora