NOTÍCIAS

Qual a Importância do Agronegócio Para a Economia Brasileira?

Você sabia que o agronegócio brasileiro é responsável por grande parte da composição do Produto Interno Bruto (PIB)? Os valores chegam a cerca de 21% de participação, segundo dados da Embrapa. Quer entender mais sobre qual a importância do agronegócio par

03/01/19


Entenda qual a importância do agronegócio para a economia brasileira 

Este setor da economia foi responsável por metade das exportações originárias do Brasil em 2017. Foram U$ 4,72 bilhões somente em sacas de soja no mesmo ano. Em épocas de crise, o agronegócio é a área que fortalece o país e ajuda na recuperação financeira, sendo o carro forte no mercado internacional, juntamente com gigantes como a indústria petroleira.

 

A agroindústria brasileira engloba a pecuária e agricultura, além das suas derivações.

Estes setores são responsáveis pela produção de matéria-prima em diversos objetos de consumo diário, além da maioria da comida que chega em nossos pratos. Entenda mais sobre a diferença entre pecuária e agricultura .

 

Agronegócio : agricultura, pecuária e orgânica

Basicamente, a pecuária é o setor responsável pelo fornecimento de carnes e produtos de origem animal. Desde a criação de animais para abate e processamento de embutidos até a produção de leites e queijos.

 

Outras indústrias se abastecem dos seus derivados. É o caso da moda, que utiliza peles animais para confecção de roupas, sapatos e acessórios em couro.

 

Do outro lado temos a agricultura, que lida com o cultivo de vegetais. Apesar de parecerem distantes, uma é beneficiadora da outra. As rações utilizadas para engorda do gado advém das plantações de agricultores por todo o país.

 

Este setor também é o principal responsável pelo abastecimento da indústria de alimentos processados, como biscoitos, massas, sucos e enlatados. Todos os alimentos produzidos em grande escala são clientes do agronegócio, pois utilizam a matéria-prima advinda da agricultura intensiva, caracterizada pelo uso da mecanização e pesticidas.

 

Entretanto, existem outras áreas que abrangem o agronegócio, como é o caso da agricultura orgânica e familiar. Esta fatia, apesar de menos expressiva, também é importante na geração de renda através do cultivo no país. Tratam-se de plantações menores, geralmente com caráter mais extensivo, que produzem alimentos livres de agrotóxicos e até mesmo sem alterações genéticas - ao contrário dos transgênicos.

 

Gostou de aprender qual a importância do agronegócio para a economia brasileira? Confira também quais são as inovações tecnológicas deste campo econômico. Não deixe de comentar e acompanhar o blog da Scherer!

AUTOR DA NOTÍCIA

Scherer

ARTIGOS RELACIONADOS

9 Motivos para antecipar a compra dos seus discos de Soja

03/07/19

Se antecipar é a melhor saída, saiba o porque!

Vazio sanitário da soja 2019

02/07/19

O vazio sanitário da soja já começou, confira seu estado.

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora