NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Quais São Os Principais Indicadores de Desempenho da Produção Agrícola

Indicadores de desempenho são essenciais para acompanhar o sucesso da sua produção. Confira as principais neste artigo da Scherer!

30/11/-1

Quer ter uma visão mais ampla de sua produção? Adotar indicadores de desempenho pode ser a melhor forma de medir o sucesso de sua lavoura ou pecuária. Entenda mais esse conceito, descubra quais são os principais e como definir os seus neste artigo da Scherer!

O que são indicadores de desempenho?

Como você sabe que o seu trabalho está gerando um bom resultado? Pelos lucros, números de vendas ou insumos produzidos? Os indicadores de desempenho podem ser cada um dos pontos que demonstram a performance de algum setor de sua fazenda. 

Porém, essas métricas só irão significar algo se comparadas em relação às metas que você estabelecer para seu trabalho. Por isso, antes de identificar esses marcadores, tenha objetivos traçados e metas.

É preciso uma visão de onde quer chegar para que você possa se planejar a longo prazo e trabalhar com os indicadores para saber se está no caminho certo. 

Quais são os mais comuns do setor agrícola?

Empreender no agronegócio exige tanto planejamento e organização quanto uma empresa. Por isso, definir os indicadores de desempenho te darão mais clareza para monitorar seus resultados. 

Confira os mais utilizados para você se inspirar e traçar os seus de acordo com as particularidades de seu negócio! 

I - Índice de produtividade

A produtividade é uma das principais preocupações dos agricultores, afinal, cada lavoura é um investimento que deve render ao máximo. Por isso, medir a produtividade de cada setor de seu negócio é essencial. 

Você pode fazer isso com mão de obra, com as culturas, insumos ou tudo aquilo que você deseja descobrir se está performando bem. Para descobrir esse índice basta dividir a receita total pelo custo de produção.

II - Lucro operacional

É basicamente o lucro que você terá após ter lidado com as despesas de produção, mão de obra, maquinário e os demais fatores essenciais para o seu processo de trabalho.

É um dos indicadores de desempenho principais por oferecer uma visão geral da sua rentabilidade, e por dar uma noção de quais despesas você pode diminuir.

III - Índice de produção diária

É crucial que o produtor saiba o quanto rende um dia de trabalho. Isso porque no setor agropecuário muitos imprevistos, como o clima, podem atrapalhar os planos de certos períodos. 

Assim, você tem clareza de quanto deixará de ganhar para compensar esse tempo mais tarde, ou até para acompanhar a evolução deste número ao longo dos dias, meses ou anos.

Quer saber mais sobre gestão na agricultura? Então se aprofunde no assunto com os artigos do campo Notícias da Scherer!
 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora