Você sabia que o Brasil é um dos líderes em produção de grãos a nível mundial? Como um grande player nesse mercado, a produção de grãos é uma grande oportunidade, principalmente no plantio do sorgo, o quinto cereal mais importante do mundo.
Se você ainda não conhece o potencial deste grão para a sua produção e como fazer o plantio de forma correta, confira as informações que a Scherer preparou para você!
Plantio de sorgo — Entenda mais sobre essa cultura
O sorgo é um dos cereais mais consumidos e produzidos no mundo inteiro. Fica atrás apenas do trigo, arroz, milho e cevada.
É uma planta originária da África que se adapta bem a diferentes tipos de climas, quando comparados com outras culturas. Porém, a grande maioria das sementes precisa de temperaturas acima de 21º C para se desenvolverem bem.
No Brasil ainda não é tão conhecida, pois seu principal uso é na fabricação de rações animais — suínos, bovinos e aves — e silagem para alimentação animal. Porém, estima-se que 35% de toda a produção mundial já é destinada para consumo humano.
O sorgo apresenta várias utilidades na produção de alimentos, principalmente na produção de pães, bolos, biscoitos, cervejas e na composição de outros produtos. Apresenta uma grande oportunidade na indústria alimentícia, pois não possui o glúten e pode ser amplamente utilizado na produção de alimentos “livres de glúten” para celíacos, pessoas com sensibilidade e alergias.
Também está na categoria dos superalimentos, pois possui ação antioxidante no organismo, além de anti-inflamatória, e contém ácidos fenólicos que reduzem os radicais livres no organismo, prevenindo contra alergias, tumores, cardiopatias, trombose e diversos outros problemas.
Quais são as condições de plantio?
Mesmo sendo uma planta que se adapta bem, existem alguns fatores essenciais para se considerar no plantio de sorgo:
*solo — o sorgo se desenvolve melhor em solos planos com um bom enriquecimento orgânico e drenagem;
*temperatura — pode resistir a temperaturas de até 38º C, ou seja, bem resistente a locais áridos. Porém, por ser versátil se adapta a climas mais amenos, desde que o plantio de sorgo ocorra em estação quente;
*adubação — é preciso que você tenha cuidado com a nutrição do solo para garantir maior aproveitamento na hora da colheita. Por isso, é preciso que trabalhe com profissionais para saber quais são as necessidades do solo em que vai plantar;
*semeadura — pode ser realizado de duas formas; plantio manual ou com plantadeira. Com a Scherer, por exemplo, você tem à disposição discos de plantio especializados para o sorgo que aumentam a sua produtividade. No caso de plantio manual, certifique-se de fazer perfurações rasas e com 20cm de distância uma das outras. O ideal é colocar três sementes em cada buraco;
*prevenção de ervas daninhas — Para isso é essencial a semeadura em época adequada e adotar sistema de rotação de cultura.
Quer saber mais informações valiosas para você aumentar sua produção na agricultura? Então acompanhe o campo “notícias” aqui no site da Scherer!