NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Plantio de Milho: Em Quanto Tempo Ocorre o Florescimento

Você conhece as características do plantio de milho? Entender a influência dos processos que envolvem esta etapa é essencial para descobrir como funciona o florescimento desta cultura

03/01/19


O que influencia o plantio de milho?

Existem diversos fatores que influenciam o plantio de milho. Podemos separá-los em três grandes grupos: aqueles que correspondem às questões de genética vegetal, os que ditam sobre influência climática e as condições da terra.

 

Para o primeiro grupo, temos itens como o fator de germinação, estudos sobre hibridismo entre espécies de milho para alcançar melhoria genética e todos os resultados que falam sobre isto. Também é preciso se atentar para as condições do solo. Afinal, a plantabilidade dele vai influenciar diretamente no tempo de florescimento após o plantio do milho, além da qualidade dos produtos in natura. Por isso, saber a composição da terra trabalhada, as necessidades de minerais e evitar a erosão e calcificação é fundamental.

 

Já para as questões climáticas não existem muitas alternativas, pois são fatores além do controle. As medidas de contenção são a utilização de estufas, luzes para aquecimento, ar condicionado para plantações em climas mais baixos e soluções do gênero.


Quanto tempo demora o florescimento?

Está pensando em incluir o milho na sua rotação de culturas? Saiba que esta gramínea é excelente para isto e pode te ajudar a continuar lucrando no período entressafras.

 

O tempo de crescimento e florescimento após o plantio de milho é, em média, de nove a 10 semanas. Este período corresponde à germinação, crescimento e formação do pendão do vegetal. Logo, mais 55 dias são necessários para o florescimento e produção dos grãos maduros.

 

Já para emergir do solo, ou seja, nascer as primeiras mudas, calcula-se em torno de quatro a sete dias sob condições ideais, como um solo rico em minerais e temperatura mínima de 10ºC.

 

A questão da temperatura é essencial para o florescimento, já que esta planta é própria de países e regiões mais quentes. É incomum a cultura da planta em países abaixo de 0ºC, por exemplo.

Para entender mais sobre este vegetal e melhorar a sua produção, veja qual o melhor espaçamento para o plantio de milho e continue acompanhando o blog da Scherer!

AUTOR DA NOTÍCIA

Scherer

ARTIGOS RELACIONADOS

Como a Tecnologia Ajuda no Plantio de Algodão?

07/05/20

De acordo com as organizações do setor, o plantio de algodão continuará a crescer em 2020. Saiba mais aqui!

Administrador de Fazenda — Equipamentos Necessários para Maior Produtividade

30/04/20

É administrador de fazenda e ainda não conhece alguns equipamentos essenciais para a produtividade de suas safras? Confira nesse artigo da Scherer!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora