NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Existe Um Solo Ideal Para A Agricultura?

Solo ideal para agricultura existe? A Scherer desvenda mais sobre o assunto e traz os principais pontos sobre como ter um solo mais rico!

23/01/20

Você já deve ter se perguntado qual o solo ideal para agricultura, afinal, isso pouparia horas de trabalho cuidando da terra e a enriquecendo para o plantio. Enquanto alguns tipos são melhores do que outros, nenhum deles é perfeito quando o assunto são nutrientes. 

Antes de se preocupar com o melhor tipo de solo, é importante conhecer práticas que enriqueçam e preservam a fertilidade das terras de sua fazenda. Confira mais sobre como obter esses resultados!

Solo ideal para a agricultura — qual é? 

O solo ideal para a agricultura será aquele com os nutrientes certos para o plantio de determinada safra. Portanto, é preciso garantir a qualidade química e a fertilidade para um bom desenvolvimento de cada cultura. 

Veja como analisar o solo e algumas dicas para recuperar seus nutrientes.

Análise do solo 

Os solos brasileiros, naturalmente, não são tão ricos em nutrientes como se imagina. A grande produtividade do país se deve em parte pelas análises do solo e reposição dos nutrientes necessários para as plantas nascerem saudáveis. 

Para ter um solo ideal para agricultura, as análises mais comuns do mercado são:

I - análise química do solo — seu papel principal é analisar a acidez e o grau de nutrientes da terra;
II - física — examina a textura do solo e a porcentagem de silte, argila e areia;
III - análise química do tecido vegetal — estuda-se a planta para identificar deficiências nutricionais, doenças ou toxinas, e quais as suas causas.

Procure um laboratório de análises para te ajudar com essa tarefa essencial, pois as amostragens e exames precisam ser precisos para ter resultados claros.

Dicas para um solo ideal para plantio

Uma das primeiras dicas, como mencionamos, é preciso conhecer o teor do solo de sua fazenda. Depois, pode partir para o enriquecimento dele com o que foi identificado. Confira:

Faça a adubação

Uma da maneira mais naturais de fornecer diversos tipos de nutrientes ao solo é por meio da adubação. A técnica utilizada vai depender da necessidade nutricional indicada na análise realizada. 

Plantio direto

O plantio direto é uma técnica que busca não agredir o solo na semeadura, e também enriquecê-lo. Consiste no mínimo revolvimento possível da terra ao implementar as sementes.

Também cobre o solo com palhada ou outras culturas para criar um ambiente de fertilidade, reposição de nutrientes e proteção da planta germinada do sol incessante. 

Observar a gessagem

O gesso agrícola é fonte de cálcio e enxofre, e é aplicado nas camadas superficiais do solo para diminuir o nível de alumínio. Isso possibilita maior equilíbrio para que as plantas possam se desenvolver de forma saudável. 

O que você vai fazer para que sua fazenda tenha solo ideal para agricultura? Se deseja conhecer mais técnicas, acompanhe o campo da Notícias da Scherer!


 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora