NOTÍCIAS Sobre Agricultura

Entenda Como o Mapa de Produtividade Influencia na Agricultura de Precisão

O mapa de produtividade é uma técnica presente no conceito de agricultura de precisão. Conheça como esse procedimento pode aumentar a produtividade em sua fazenda!

27/03/20

Você sabe utilizar o desenvolvimento tecnológico a favor da sua lavoura? A aplicação adequada de novas técnicas, principalmente de gestão de dados, pode trazer muitos benefícios para o rendimento de sua safras. É por isso que hoje vamos tratar sobre o mapa de produtividade!

Entenda como funciona esse processo e como ele está relacionado à agricultura de precisão.

O que é mapa de produtividade?

O crescimento da tecnologia de dados também não deixou de criar um impacto no setor agrícola. Dentro das inovações, está o mapa de produtividade, uma técnica que faz parte de um movimento muito maior: a agricultura de precisão. 

Esta técnica é caracterizada como uma forma de manejo, ou seja, um olhar diferente sobre as características de uma lavoura. A ideia principal é considerar que cada pedaço de uma fazenda é diferente. Isso engloba aspectos como:

I - diferenças de solo;
II - relevos distintos;
III - temperaturas;
IV - espécies de plantas presentes;
V - entre outros fatores.

Dentro deste contexto, a agricultura de precisão oferece técnicas que aproveitem e gerem rentabilidade em cada parte desta lavoura heterogênea. 

O principal objetivo desta técnica é coletar informações e interpretá-las para que agricultores possam otimizar cada processo, do plantio à colheita. 

Uma das técnicas empregadas na prática é o mapa de produtividade, que são formados por meio de informações colhidas por sensores acoplados nas máquinas de colheita. 

Por que os mapas de colheita são importantes? 

É a partir da criação de um mapa de produtividade de sua fazenda que é possível entender como os rendimentos variam em cada porção de terra. Desta forma, a análise das variáveis que geram produções diferentes da mesma fazenda são bem mais precisas. 

A partir do mapa é possível tomar decisões baseadas em dados, sobre quais áreas precisam de uma atenção especial do produtor. Assim, selecionam-se áreas que precisam de reposição de nutrientes ou uma análise do solo mais aprofundada.
 
Benefícios da agricultura de precisão e aplicação do mapa 

Tratando as necessidades naturais de sua propriedade, fica fácil obter muitos benefícios para a sua cadeia produtiva. Veja alguns:

I - plantio mais efetivo;
II - maior rentabilidade das lavouras;
III - maior valor agregado aos produtos da fazenda;
IV - redução do impacto ambiental (por meio da redução de agrotóxicos e defensivos agrícolas).
V - maior qualidade para o solo.

Unindo estas técnicas e aplicando o maquinário correto de plantio e colheita em sua fazenda, é possível elevar o nível de qualidade e produtividade da sua plantação

Deseja saber mais sobre técnicas de agricultura e gestão de fazendas? Continue acompanhando a seção Notícias da Scherer!

 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Como a Tecnologia Ajuda no Plantio de Algodão?

07/05/20

De acordo com as organizações do setor, o plantio de algodão continuará a crescer em 2020. Saiba mais aqui!

Administrador de Fazenda — Equipamentos Necessários para Maior Produtividade

30/04/20

É administrador de fazenda e ainda não conhece alguns equipamentos essenciais para a produtividade de suas safras? Confira nesse artigo da Scherer!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora