NOTÍCIAS Sobre Agricultura

5 Técnicas Utilizadas na Agricultura Orgânica para Adubação

Saiba Mais

21/09/18

5 Técnicas Utilizadas na Agricultura Orgânica para Adubação

 

1.Técnicas Utilizadas na Agricultura Orgânica para Adubação Verde

Essa é uma das técnicas utilizadas na agricultura orgânica para adubação, que pode ser utilizada em conjunto com a rotação de culturas. É basicamente o cultivo de plantas que enriquecem o solo e fornecem nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes que ajudarão no crescimento saudável dos vegetais orgânicos.

2. Adubação orgânica

A palavra aqui é compostagem. A adubação orgânica pode utilizar o líquido fertilizante o adubo resultante da composteira orgânica. Neste processo, qualquer matéria vegetal, sejam cascas e restos de comida, folhas de plantas ou caules, entram em processo de decomposição controlada e criam terra fertilizada.

3. Adubação mineral

A adubação mineral consiste em distribuir no solo ativos minerais de absorção lenta como pó de rochas, cal ou restos de mineração. São excelentes alternativas que ajudam a alcalinizar a terra com magnésio, potássio, cálcio e outros elementos benéficos para a plantação.

4. Cobertura morta

Trata-se de uma técnica de cobertura orgânica para a terra. Este tipo de cobertura morta é formada por plantas após a colheita. Todas as partes “descartáveis” podem servir como nutriente para o solo e proteção para as mudas. Alguns produtores também utilizam palha para proteger a terra das agressões da chuva, sol intenso e possíveis insetos.

5. Minhocultura

A minhocultura é uma das melhores técnicas utilizadas na agricultura orgânica para adubação. Isso porque, para realizar a adubação do solo não se causa nenhum dano ambiental e os custos são relativamente baixos.

Trata-se da criação de minhocas em caixas plásticas para a geração de húmus, um adubo natural extremamente rico em nutrientes e sais minerais.

As minhocas decompõem as matérias orgânicas e se movem para o fundo da caixa, deixando por cima, o adubo natural e excelente fertilizante.

Agora que você já conhece algumas técnicas utilizadas na agricultura orgânica para adubação, confira também quais as inovações tecnológicas na agricultura. Deixe nos comentários se já testou algum desses métodos em sua plantação e continue acompanhando o blog da Scherer para mais dicas!

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora