NOTÍCIAS Sobre Agricultura

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

13/02/20

Muitas pessoas pensam em abrir empresas e iniciar seu próprio negócio. Porém, com as startups e fintechs em alta, poucos pensam na área rural para dar seus primeiros passos. Exemplos de pequenos negócios rurais lucrativos não faltam para você se inspirar!

Quer conferir algumas ideias? A Scherer listou para você exemplos de negócios de sucesso!

Pequenos negócios rurais lucrativos — Por que investir?

Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram abertas 2,9 milhões de empresas no Brasil  em 2019, considerando até o mês de novembro. O índice já é 23,3% maior do que o ano anterior, na comparação de mesmo período. 

Outro motivo é o aquecimento do PIB do agronegócio brasileiro, que cresceu 1,15% no acumulado de janeiro a outubro de 2019, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Enquanto a situação econômica parece mais favorável, investir em pequenos negócios rurais lucrativos pode ser uma escolha assertiva para você. Veja os exemplos para se inspirar!

1. Automatização de processos e documentos 

Pequenos negócios rurais lucrativos não precisam se envolver necessariamente com plantio e produção. Há vários outros nichos ainda pouco explorados com problemas que ainda precisam ser resolvidos. 

Um exemplo disso é a burocracia pela qual pequenos produtores precisam passar para comercializar produtos ou até mesmo para construir um armazém de defensivos agrícolas. 

Apostar em ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão jurídica, compra e venda, assinatura de contratos e autenticação dos documentos com certeza seria uma forma criativa de ajudar produtores a agilizar processos. 

2.  Cultivo de hortaliças 

O cultivo de produtos alimentícios já um negócio tradicional do ramo, porém, sempre estão em alta nas vendas em feiras e supermercados. 

Segundo o Censo Agropecuário mais recente, a agricultura familiar forma a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes, o que demonstra que o setor está caminhando bem e ainda pode ser uma sólida fonte de renda para novos e pequenos negócios. 

3.  Aplicação Big Data e sensores

A tecnologia está em todo o lugar, e a tendência é que será cada vez mais aplicada ao campo. Por isso, oferecer soluções que envolvem dados é uma opção que será cada vez mais valorizada no agronegócio. 

Desta forma o produtor vai poder obter mais informações sobre sua produção, plantação, manejo de insumos, gerenciamento de vendas ou produção de animais, e com base nisso, ter autonomia para tomar decisões mais assertivas sobre seu negócio. 

Gostou das ideias de pequenos negócios rurais lucrativos? Então continue acompanhando a seção Notícias da Scherer para mais insights sobre gestão de agronegócio!
 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Dicas de Como Comprar Disco de Plantio

12/02/20

Veja como escolher o melhor disco de plantio para sua lavoura e garantir a melhor produtividade no plantio!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora