Muitas pessoas pensam em abrir empresas e iniciar seu próprio negócio. Porém, com as startups e fintechs em alta, poucos pensam na área rural para dar seus primeiros passos. Exemplos de pequenos negócios rurais lucrativos não faltam para você se inspirar!
Quer conferir algumas ideias? A Scherer listou para você exemplos de negócios de sucesso!
Pequenos negócios rurais lucrativos — Por que investir?
Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram abertas 2,9 milhões de empresas no Brasil em 2019, considerando até o mês de novembro. O índice já é 23,3% maior do que o ano anterior, na comparação de mesmo período.
Outro motivo é o aquecimento do PIB do agronegócio brasileiro, que cresceu 1,15% no acumulado de janeiro a outubro de 2019, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Enquanto a situação econômica parece mais favorável, investir em pequenos negócios rurais lucrativos pode ser uma escolha assertiva para você. Veja os exemplos para se inspirar!
1. Automatização de processos e documentos
Pequenos negócios rurais lucrativos não precisam se envolver necessariamente com plantio e produção. Há vários outros nichos ainda pouco explorados com problemas que ainda precisam ser resolvidos.
Um exemplo disso é a burocracia pela qual pequenos produtores precisam passar para comercializar produtos ou até mesmo para construir um armazém de defensivos agrícolas.
Apostar em ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão jurídica, compra e venda, assinatura de contratos e autenticação dos documentos com certeza seria uma forma criativa de ajudar produtores a agilizar processos.
2. Cultivo de hortaliças
O cultivo de produtos alimentícios já um negócio tradicional do ramo, porém, sempre estão em alta nas vendas em feiras e supermercados.
Segundo o Censo Agropecuário mais recente, a agricultura familiar forma a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes, o que demonstra que o setor está caminhando bem e ainda pode ser uma sólida fonte de renda para novos e pequenos negócios.
3. Aplicação Big Data e sensores
A tecnologia está em todo o lugar, e a tendência é que será cada vez mais aplicada ao campo. Por isso, oferecer soluções que envolvem dados é uma opção que será cada vez mais valorizada no agronegócio.
Desta forma o produtor vai poder obter mais informações sobre sua produção, plantação, manejo de insumos, gerenciamento de vendas ou produção de animais, e com base nisso, ter autonomia para tomar decisões mais assertivas sobre seu negócio.
Gostou das ideias de pequenos negócios rurais lucrativos? Então continue acompanhando a seção Notícias da Scherer para mais insights sobre gestão de agronegócio!