NOTÍCIAS Sobre Agricultura

3 Dicas de Como Comprar Disco de Plantio

Veja como escolher o melhor disco de plantio para sua lavoura e garantir a melhor produtividade no plantio!

12/02/20

Já pensou que a qualidade do disco de plantio que você escolhe pode comprometer o sucesso da sua safra? Afinal, não adianta ter as melhores sementes se elas não são plantadas ou distribuídas adequadamente. 

Por isso, neste artigo, a Scherer vai dar dicas para você escolher a opção mais assertiva de disco para uma semeadura eficiente. Confira!

Disco de plantio — quais são as vantagens? 

Com o avanço da tecnologia no setor rural, a escolha do disco de plantio ideal é mais importante do que nunca. Garantir máxima produtividade sem desperdício de sementes deve estar no topo da lista quando o assunto é a lucratividade de sua safra. 

Para isso, um disco adaptado e moderno pode oferecer diversas vantagens quando comparado com os tradicionais. Afinal, opções comuns possuem furos em tamanhos padrão, que não necessariamente se adaptam ao tipo de semente que você irá plantar no momento. 

Nestes casos, as sementes podem quebrar, o que diminui as chances de sucesso no cultivo da planta. Por este motivo selecionar novas linhas de discos de plantio é essencial, ainda mais se você ainda está no processo de escolha.

Veja as nossas dicas!

1. Faça um teste do disco de plantio por cultura plantada 

Para evitar danos mecânicos às sementes e garantir a uniformidade delas no plantio, a dica de ouro é testar de forma prática. 

Selecione um disco da cultura que você irá plantar e uma pequena amostra das sementes. Veja o que fazer em seguida:

1 - do total escolhido, selecione as maiores sementes que você encontrar;
2 - tente inseri-las nos furos nos discos;
3 - o encaixe ideal é quando as sementes não ficam presas, mas também não têm tanta folga entre sua estrutura e as paredes do furo;
4 - faça o mesmo teste com as sementes menores. O ideal é que elas não caibam juntas no mesmo furo;
5 - também preste atenção se a circunferência da semente fica aparente no lado externo dos furos;
6 - faça o teste até achar o disco em que suas sementes fiquem alojadas corretamente, sem espaço para folga e sem ficarem presas.

2. Insira o anel de plantio

Agora que você já escolheu uma seleção de disco de plantio adequada, opte pelo anel que fica sobre o disco. Insira com as sementes ainda no equipamento e analise se a circunferência das sementes fica exposta acima dos furos. 

O ideal é que elas fiquem inteiramente encaixadas quando o disco é analisado de perfil, sem protuberância na borda dos furos.

3. Considere o número de furos do disco

O número de furos do disco de plantio influencia na quantidade de sementes que são distribuídas por metro. Por isso, você deve adequar a sua escolha com a produtividade por metro que desejar.

1 - discos com uma fileira de furos — 18 ou 28 furos para cultura de milho e 45 furos para soja. São indicados para uma distribuição menor de sementes por metro;
2 - disco com duas fileiras — para soja, possuem 64 e 90 furos, o que ocasiona em maior frequência de sementes no mesmo espaço.

Como você pode perceber, para cada caso há um disco de plantio diferente. Por isso, leve em conta todos os fatores e características de sua lavoura na hora de tomar a decisão!

Para mais dicas de agricultura familiar e gestão rural, acompanhe a seção Notícias da Scherer!

 

AUTOR DA NOTÍCIA

Daniele Souza

ARTIGOS RELACIONADOS

Indicador para Discos de Milho — Faça sua Própria Plantabilidade

18/02/20

Descubra como os indicadores de discos de milho podem auxiliar na produtividade de plantio de sua lavoura!

3 Exemplos de Pequenos Negócios Rurais Lucrativos Para se Inspirar

13/02/20

Confira três pequenos negócios rurais lucrativos para você começar a investir hoje mesmo e iniciar sua carreira no setor!

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora